CS5DFG - Núcleo de Radioamadores da Armada

Ir para o conteúdo

Menu principal:

CS5DFG

Estações do Núcleo


A ESTAÇÃO


A estação CS5DFG é titulada pelo Núcleo de Radioamadores da Armada - NRA e foi instalada a bordo em 2008. Num primeiro momento, com o indicativo CS8DFG, apenas com o propósito de activar pela primeira vez o navio num evento comemorativo do 6º aniversário do NRA.
Dado o interesse que esta activação - que na ocasião cobriu as bandas dos 80 aos 6 metros - despoletou na comunidade radioamadorística e por sugestão dos nossos congéneres alemães da Marine Funker Runde no sentido de integrar este histórico navio no roll dos navios museu, o NRA deu execução aos procedimentos necessários para o efeito.
Assim foi requerida autorização de instalação junto da Autoridade Naval competente, e pedido à ANACOM o indicativo de chamada permanente.
Desde então a estação tem sido activada inúmeras vezes, pondo no ar a divulgação daquela peça de história natural naval.
Das muitas activações que têm sido feitas, contam-se além da primeira acima referida, outras como por exemplo a participação no Concurso Dia da Marinha, International Naval Contest, Comemoração dos 100 da radiotelegrafia na Marinha, Annual Museum Ships Weekend Event, MF Weekend, além de aleatoriamente ser objecto de curtos períodos de emissão.
Porque o navio nunca teve a bordo uma estação de rádio, não existe um local específico para a sua instalação, pelo que estação CS5DFG foi instalada a bordo num compartimento a vante EB. Por inerência de funções, o seu responsável é o Presidente da Direcção do NRA, função que poderá ser exercida por outrem de sua confiança.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal