Hamnet NRA - Núcleo de Radioamadores da Armada

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Hamnet NRA

HamNet
       HAMNET PORTUGAL                          



O NRA foi o pioneiro da HAMNET em Portugal, e possui neste momento várias ligações a outros colegas/clubes espalhados pelo nosso País além de vários serviços associados.

Nestas breves linhas iremos descrever o que é a HAMNET.

A Hamnet é uma rede de internet para os radioamadores nas bandas de rádio atribuidas para esse efeito.
Baseia-se na tecnologia HSMM que, por sua vez, se baseia directamente na tecnologia Wifi 802.11, a e g, que permite velocidades de até 54 mb/s, em tráfego IP.
Portanto, é uma rede digital de alta velocidade IP, baseada em TCP/IP e routing BGP.
Permite ligar estações de radioamadores, por rádio, nas bandas de 2.4 e 5 GHz,  e internet.

Gestão da rede
É utilizada uma parte da rede 44.0.0.0 do espaço amp.org ( http://www.ampr.org ) atribuído a Portugal para o HSMM, e uma parte do sistema autónomo AS’s do BGP, também atribuído a Portugal.
Tudo está documentado nesta página e na base de dados geral da Hamnet em www. hamnetdb.net .

Aplicações
Uma vez que estejam estabelecidas as infraestruturas de hardware de rádio, as configurações de rede e os serviços dos servidores básicos, podemos fazer tráfego IP para que as estações se liguem e comuniquem, com os seus computadores (Windows e/ou Linux), dispositivos (tablets, telefones móveis, camaras IP, etc.), appliances de servidor ( Raspberry Pi, etc.) com voz, vídeo IP, chats de texto teclado a teclado, navegação web, foruns, assim como as aplicações clássicas AX25 : BPQ, NETROM, JNOS, APRS, ligação a outras redes de rádio (Echolink, DV, ATV, DTV, HSMM Mesh Broadband, Winlink, Winmor, Pskmail, HFALE) a maioria baseada no software livre.

Politicas
Além das normas técnicas de roteamente entre os nodos, que foram estabelecidas para coordenar a atribuição de IPs, DNs, As’s, etc.
Aspectos como:
- O tráfego entre nodos por inet (túneis IP-IP);
- Manter sempre a política de economia máxima da largura da banda utilizada (não é ilimitada), o espectro e economia de Ips;
- Obviamente, recordar que a hamnet.pt não é um substituto de uma ligação ISP comercial, pelo que não podemos enviar conteúdos da internet normal (excepto contadas excepções de páginas de interesse para os radioamadores ).
- Só permitir o acesso à rede a estações autenticadas, mas sem permitir o acesso só de leitura a todo o mundo;
- Não encriptar o tráfego, que tem de ser aberto.
- Guias de boas práticas para os utilizadores da rede (basicamente as mesmas que se aplicam a páginas de internet standart, mas acrescido do código de radioamadores), etc.

No NRA queremos que os nossos membros utilizem a HAMNET e os serviços a ela associados, instalados nas nossas instalações. Existem dois processos:

1) O primeiro processo é mais automático e não está dependente da intervenção humana; No entanto é necessário ter uma conta no Echolink. Todo o processo está descrito no documento feito pelo colega Alex Casanova em https://hamnetportugal.wordpress.com/documentacao/ a partir da página 29 (texto escrito em espanhol perfeitamente perceptível).

2) O segundo processo é muito mais simples e consiste somente em enviar um email para  CT1DRB, David Quental, ct1drb72@gmail.com, solicitando a ligação, após o que o nosso sócio se encarregará de todos os procedimentos para que, desta forma, os colegas possam ter uma ligação VPN à HAMNET.



Para qualquer dúvida relacionada com a HAMNET podem enviar email à direcção do NRA (nra@nra.pt) ou então a CT1DRB, David Quental, ct1drb72@gmail.com

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal